Como vender mais usando o Facebook Marketplace

Milhares de pessoas têm o hábito de usar os grupos do Facebook como local para oferecer produtos e serviços. Basta uma busca rápida dentro da rede social para encontrar diversos grupos voltados para vendas. Mas, você já conhece o Facebook Marketplace?
Esse recurso nada mais é do uma loja dentro do Facebook. Você encontra uma variedade de produtos, novos e usados, que são publicados e vendidos pelos próprios usuários.
O recurso permite buscas personalizadas por região, categoria e até mesmo por preço. Também é possível contatar e negociar com o vendedor, tudo via Messenger.
Para tornar a experiência de compra e venda ainda mais fácil e vantajosa para quem pretende negociar na rede social, o Facebook Marketplace permite que os usuários avaliem e até mesmo denunciem os vendedores.
Vale ressaltar que o Facebook não cobra nada para que os usuários publiquem seus produtos e nenhuma transação financeira é feita dentro da rede social.
Preparamos um tutorial para te explicar, passo a passo, como utilizar esse recurso.

COMO VENDER NO FACEBOOK MARKETPLACE

Para você começar a usar o Facebook Marketplace:
1 . Conecte-se ao Facebook e acesse a opção Marketplace:

2 . Em seguida, acesse a opção + vender um item:

3 – Um pop-up irá abrir. Preencha as informações sobre o seu produto.

Adicione o que você está vendendo, o valor e em que cidade o produto se encontra.

4 – Você vai precisar escolher a categoria em que sua oferta se encaixa. São várias opções pré-determinadas que irão ajudar o comprador a encontrar o seu item. Escolha com cuidado para que seu produto não acabe perdido em uma categoria errada.

5 -Depois de escolher a categoria, use o campo Descrição para informar não só os detalhes do produto, mas também as formas de pagamento e entrega. Quanto mais completa for sua descrição, mais fácil será na hora de negociar.

6 – Faça upload das fotos da sua oferta. Não se esqueça de escolher bem as imagens que irá publicar, elas devem ser nítidas, claras e precisam mostrar bem o seu produto.

Lembre-se: é importante usar fotos reais dos produtos que você pretende vender.

7 – Clique em Publicar e seu produto já estará na “vitrine” do Facebook Marketplace, pronto para ser visto por outros usuários.

8 – Caso seu produto seja vendido, basta acessar o Facebook Marketplace, clicar no link Venda e sinalizar seu item como vendido.

Viu como é fácil e rápido utilizar o Facebook Marketplace?

Mas, vale ressaltar: alguns itens não podem ser vendidos utilizando esse recurso, pois infringem a política de comércio do Facebook Marketplace. São eles:

  • Drogas ilegais, prescritas ou recreativas;
  • Produtos de tabaco e acessórios relacionados;
  • Suplementos não seguros;
  • Armas, munições ou explosivos;
  • Animais;
  • Produtos ou serviços para público adulto;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Produtos para melhorar o desempenho sexual;
  • Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real;
  • Mercadorias, produtos ou publicações que considerarmos que possam ser ou que sejam fraudulentos, enganosos, ilusórios ou ofensivos;
  • Itens ou produtos com posicionamento extremamente sexualizado;
  • Assinaturas, produtos digitais ou publicações sem intenção de vender itens, produtos ou serviços no Marketplace;
  • Produtos e itens que facilitem ou incentivem o acesso não autorizado a mídia digital.

Se o seu produto não se enquadra em nenhuma dessas categorias, você pode anunciá-lo normalmente.

Por Camila Porto